O hospital é a unidade preparada para receber casos mais complexos e que demandam especialidades médicas, além do atendimento clínico geral de urgência e emergência. Os hospitais funcionam diariamente por 24 horas, e possuem mais recursos de intervenção médica.
É ideal procurar um hospital em casos de risco à vida, como suspeita de infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), acidentes graves de trânsito, traumas de ortopedia, neurológicos, oftalmológicos, entre outros.
O hospital também faz internação, serviços para tratamentos intensivos, cirurgias agendadas e de emergência, além de possuir a maternidade.
SAMU
O sistema público de saúde também conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que é considerado o atendimento pré-hospitalar. Os socorristas fazem o atendimento necessário durante o caminho de modo a estabilizar o paciente até a chegada em uma UPA ou hospital. Em alguns casos, prestam atendimento ao paciente no próprio local ou até mesmo com orientação por telefone.
O atendimento do SAMU pode ser acionado através do 192 em casos de queda acidental, perda de consciência, queimaduras graves, crises convulsivas, intoxicação ou envenenamento, trabalho de parto em que haja risco para a mãe ou o bebê, tentativa de suicídio e outras situações emergenciais.